terça-feira, 3 de agosto de 2010

Por que Deus permite que o mal aconteça?

"Tudo o que Deus faz é bom". Essa foi uma das frases que ouvi no retiro que fiz no último fim de semana e que ficou gravada na minha mente. A frase tem todo um contexto, mas que não cabe eu relatar aqui. Aliás, retiro é sempre bom pra ouvir testemunhos, fatos que marcaram a vida das pessoas. Histórias que muitas vezes nos passam despercebidas, na correria do dia-a-dia.. Enfim..


O fato é que ao ouvir essa frase eu lembrei de uma conversa que tive, há um dois anos, com uma amiga minha, evangélica. A conversa era sobre esse tema: Deus, mesmo sendo o Bem supremo, permitir que o mal aconteça, que tragédias arruinem a vida de alguns. 
Pode ser um acidente que deixou sequelas, uma doença incurável, a morte repentina de um ente querido, o fato de crianças morrerem de fome e de Aids na África, de centenas de pessoas morrerem todos os anos por causa das enchentes, de existirem pais que matam os filhos jogando-os pela janela, de pessoas que matam outras e jogam para os cães comer, enfim.. Exemplos de aberrações é o que não falta..


Bem, tantos santos, filósofos, ateus trataram sobre essa questão.. Aliás, muitos são os que utilizam esse "argumento" para justificar sua incredulidade, e até mesmo para abalar a fé de tantos outros.


Presenciei, há cerca de um mês e meio, a família e os amigos lamentando a morte de uma jovem prestes a completar 18 anos, a Luana, com a qual eu não convivi, mas os que conviveram lembram dela como uma menina alegre, simpática, divertida..


A Luana morava na minha cidade natal, onde meus pais ainda moram. Era um domingo, ela tinha saído com o namorado para uma festa. Na volta, aconteceu a tragédia. Um acidente de carro tirou a vida dela, uma perda irreparável, que deixou todos da cidade comovidos.


Dois amigos dela, o Junior e a Daniele, escreveram uma mensagem, que foi lida na Missa de Sétimo dia. Como uma forma de homenagear a Luana, ainda que tardiamente, transcrevo aqui, com a devida autorização:


"Há alegres momentos na vida que não conseguimos expressar com meras palavras. De que forma expressar então uma vida vivida de alegres momentos? O que nos resta é recordar, da menina que tinha o sorriso e o brilho nos olhos, sinceros como os de uma criança; que tinha o carinho meigo, doce, singelo e cheio de amor de uma filha; que tinha o abraço confortante de uma irmã; que tinha conselhos verdadeiros, preocupados e compreensivos de uma amiga; que tinha os sonhos altos em busca de felicidade e conquistas positivas de uma jovem; jovem esta, que te ouvia quando você precisava desabafar, que te alegrava quando a tristeza batia forte no peito, que te fazia rir mesmo quando você queria chorar, que te abria os olhos quando preciso fosse, que te dava apoio quando seu corpo perdia a sustentação, que te acompanhava nos momentos bons e ruins sempre de bem com a vida, rindo e espalhando alegria.... essas eram as características da Luana, a filha, irmã e amiga, que tinha a pureza de uma criança no coração de uma bela jovem... Como disse uma vez William Shakespeare "as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pois pode ser a última vez que as vejamos” e quem poderia imaginar que isto realmente aconteceria... e de repente num dia qualquer, sem aviso prévio ,uma vida é interrompida, um anjo é requisitado a voltar para o Céu, e aqui na Terra a dor que sentimos é grande, inexplicável, é imensurável, mas por mais que seja duro é preciso aceitar, pois esse é o ciclo da vida, e Deus sempre sabe o que faz, Ele sempre quer o bem de seus filhos e não suas lágrimas, por mais que para nós a saudade seja grande, seja forte a ponto de tirar nossa sustentação, de jorrar lagrimas pela nossa face, e de dobrar nossos joelhos ao chão, precisamos ter fé, e perceber que agora esse anjo esta num lugar melhor, e está a olhar por nós que aqui ficamos e aqui sentimos sua falta... pois agora, à ela, não existirá mais dor, nem sofrimento, apenas a alegria da eternidade junto com nosso Pai todo poderoso, e é disso que precisamos lembrar por que é isso que é capaz de nos confortar em um momento de tão grande tristeza aos nossos corações... Por maior que seja a tempestade devemos lembrar: Vai Passar. Descanse em paz Luana."


É comovente, é realmente inexplicável que tragédias assim aconteçam. Uma vida interrompida, gerando uma dor incontrolável aos que ficam, uma dor que parece que nunca mais vai cessar.. "Partiu, num dia qualquer, sem a menos dizer adeus. E o que ficou? Foi um coração que sofre como quem espera a próxima entrada da estação..." diz a música "Menos de um segundo", do Rosa de Saron.


Mas, à luz do Magistério da Igreja, a resposta é: Deus permite que o mal, que Ele não criou e que Ele não deseja, seja instrumento da nossa Salvação. Foi o que aconteceu com o Filho Pródigo: o pai não queria que o filho partisse, mas não o impediu. Os acontecimentos da vida e os sofrimentos por que passou fizeram o filho voltar, o que foi uma grande alegria para pai. Assim acontece entre nós e Deus.



Claro, acho totalmente compreensível que pessoas que passam por grandes tragédias, num primeiro momento, tenham dificuldade de aceitar isso. Mas, se Deus evitasse que o sofrimento nos atingisse, feriria o nosso livre-arbítrio. 



Santo Agostinho, Doutor da Igreja, foi além. Ele disse que, mesmo do mal Deus pode tirar um bem e mais, Deus não permitiria que o sofrimento nos atingisse se não soubesse tirar algum proveito dele. Um exemplo foi a morte de Cristo da Cruz, onde, a partir dor e da agonia de Jesus, Deus nos deu a Salvação.


Enfim, pra resumir, o que podemos esperar é que Deus recompensará no Céu todo o mal que nos atinge aqui.


Para finalizar, peço desculpas por não ter homenageado a Luana antes, mas me faltavam as palavras. Rogo a Deus que, na sua infinita Misericórdia, a tenha acolhido no Céu.


Amém.

6 comentários:

  1. PERDI MINHA MÃE EM UM ACIDENTE DE CARRO MINHA IRMÃ FICOU PRESSA NAS FERRAGENS E O UICO COSOLO QUE RECEBI QUE ERA VONTADE E PERMISSÃO DE DEUS, QUE DEUS É ESSE QUE TIRA A VIDA DE UMA MULHER EXEMPLO AQUI NA TERRA E PERMITE QUE TODOS NÓS SOFRA COMO SOFREMOS ATÉ HOJE, E O PIOR AMBAS ERAM EVANGELICAS E O MOTORISTA QUE SÓ SABE CRITICAR CRENTE NADA ACONTECEU, NÃO DA PARA ENTENDER

    ResponderExcluir
  2. Em reposta ao anonimo, perdi meu marido em um tragico acidente de carro e ele também era evangelico.
    Faz menos de um mês e prefiro crer que esse Deus é aquele que nos deu a vida e que nos levara quando bem quiser...
    Me apego ao fato de que temos hora para nascer e para morrer, ainda que seja tragico, Deus é quem leva, os maiores profetas morreram de forma tragica, creio que o meu marido foi levado por Deus!
    Não sei o porque disso, mas me apego a Deus mais e mais nesse momento de dor.

    ResponderExcluir
  3. eu sofri um acidente de moto e so queria saber o porque deste acontecido, pois eu tinha uma vida boa e muita saude agora to em casa com a perna quebrada esperando pra voltar a trabalhar, bem agora que eu e minha esposa iamos comprar a nossa casa propria aconteceu isso,e a empresa que eu trabalhei 14 anos nem apareceram pra ver se eu preciso de alguma coisa.To muito chateado triste e nao encontro resposta pra mim consolar o meu coraçao, pois agora que anossa vida ia decolar financeiramente estou em casa dependendo da minha esposa pra quase todas as minhas necessidades.ORO todos os dias pra ver se encontro a resposta pra consolar o meu coraçao, mas parece q ninguem em ouve.Eu so queria entender o porque q acontece acidentes na nossa vida.

    ResponderExcluir
  4. E AS CRIANCINHAS QUE SÃO ESTUPRADAS E MORTAS POR SERES MONSTRUOSOS? QUAL É A EXPLICAÇÃO? FICO HORRORIZADA PENSANDO NISSO...

    ResponderExcluir
  5. Não é Deus que mata eles ou faz o mal e o coração de pedra dos outros homens.

    ResponderExcluir
  6. Se algum de vocês está sofrendo, ore.

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!
Deus te abençoe!