O fato é que ao ouvir essa frase eu lembrei de uma conversa que tive, há um dois anos, com uma amiga minha, evangélica. A conversa era sobre esse tema: Deus, mesmo sendo o Bem supremo, permitir que o mal aconteça, que tragédias arruinem a vida de alguns.
Pode ser um acidente que deixou sequelas, uma doença incurável, a morte repentina de um ente querido, o fato de crianças morrerem de fome e de Aids na África, de centenas de pessoas morrerem todos os anos por causa das enchentes, de existirem pais que matam os filhos jogando-os pela janela, de pessoas que matam outras e jogam para os cães comer, enfim.. Exemplos de aberrações é o que não falta..
Bem, tantos santos, filósofos, ateus trataram sobre essa questão.. Aliás, muitos são os que utilizam esse "argumento" para justificar sua incredulidade, e até mesmo para abalar a fé de tantos outros.
Presenciei, há cerca de um mês e meio, a família e os amigos lamentando a morte de uma jovem prestes a completar 18 anos, a Luana, com a qual eu não convivi, mas os que conviveram lembram dela como uma menina alegre, simpática, divertida..
A Luana morava na minha cidade natal, onde meus pais ainda moram. Era um domingo, ela tinha saído com o namorado para uma festa. Na volta, aconteceu a tragédia. Um acidente de carro tirou a vida dela, uma perda irreparável, que deixou todos da cidade comovidos.
Dois amigos dela, o Junior e a Daniele, escreveram uma mensagem, que foi lida na Missa de Sétimo dia. Como uma forma de homenagear a Luana, ainda que tardiamente, transcrevo aqui, com a devida autorização:

É comovente, é realmente inexplicável que tragédias assim aconteçam. Uma vida interrompida, gerando uma dor incontrolável aos que ficam, uma dor que parece que nunca mais vai cessar.. "Partiu, num dia qualquer, sem a menos dizer adeus. E o que ficou? Foi um coração que sofre como quem espera a próxima entrada da estação..." diz a música "Menos de um segundo", do Rosa de Saron.
Mas, à luz do Magistério da Igreja, a resposta é: Deus permite que o mal, que Ele não criou e que Ele não deseja, seja instrumento da nossa Salvação. Foi o que aconteceu com o Filho Pródigo: o pai não queria que o filho partisse, mas não o impediu. Os acontecimentos da vida e os sofrimentos por que passou fizeram o filho voltar, o que foi uma grande alegria para pai. Assim acontece entre nós e Deus.
Claro, acho totalmente compreensível que pessoas que passam por grandes tragédias, num primeiro momento, tenham dificuldade de aceitar isso. Mas, se Deus evitasse que o sofrimento nos atingisse, feriria o nosso livre-arbítrio.
Santo Agostinho, Doutor da Igreja, foi além. Ele disse que, mesmo do mal Deus pode tirar um bem e mais, Deus não permitiria que o sofrimento nos atingisse se não soubesse tirar algum proveito dele. Um exemplo foi a morte de Cristo da Cruz, onde, a partir dor e da agonia de Jesus, Deus nos deu a Salvação.
Enfim, pra resumir, o que podemos esperar é que Deus recompensará no Céu todo o mal que nos atinge aqui.
Para finalizar, peço desculpas por não ter homenageado a Luana antes, mas me faltavam as palavras. Rogo a Deus que, na sua infinita Misericórdia, a tenha acolhido no Céu.
Amém.
PERDI MINHA MÃE EM UM ACIDENTE DE CARRO MINHA IRMÃ FICOU PRESSA NAS FERRAGENS E O UICO COSOLO QUE RECEBI QUE ERA VONTADE E PERMISSÃO DE DEUS, QUE DEUS É ESSE QUE TIRA A VIDA DE UMA MULHER EXEMPLO AQUI NA TERRA E PERMITE QUE TODOS NÓS SOFRA COMO SOFREMOS ATÉ HOJE, E O PIOR AMBAS ERAM EVANGELICAS E O MOTORISTA QUE SÓ SABE CRITICAR CRENTE NADA ACONTECEU, NÃO DA PARA ENTENDER
ResponderExcluirEm reposta ao anonimo, perdi meu marido em um tragico acidente de carro e ele também era evangelico.
ResponderExcluirFaz menos de um mês e prefiro crer que esse Deus é aquele que nos deu a vida e que nos levara quando bem quiser...
Me apego ao fato de que temos hora para nascer e para morrer, ainda que seja tragico, Deus é quem leva, os maiores profetas morreram de forma tragica, creio que o meu marido foi levado por Deus!
Não sei o porque disso, mas me apego a Deus mais e mais nesse momento de dor.
eu sofri um acidente de moto e so queria saber o porque deste acontecido, pois eu tinha uma vida boa e muita saude agora to em casa com a perna quebrada esperando pra voltar a trabalhar, bem agora que eu e minha esposa iamos comprar a nossa casa propria aconteceu isso,e a empresa que eu trabalhei 14 anos nem apareceram pra ver se eu preciso de alguma coisa.To muito chateado triste e nao encontro resposta pra mim consolar o meu coraçao, pois agora que anossa vida ia decolar financeiramente estou em casa dependendo da minha esposa pra quase todas as minhas necessidades.ORO todos os dias pra ver se encontro a resposta pra consolar o meu coraçao, mas parece q ninguem em ouve.Eu so queria entender o porque q acontece acidentes na nossa vida.
ResponderExcluirE AS CRIANCINHAS QUE SÃO ESTUPRADAS E MORTAS POR SERES MONSTRUOSOS? QUAL É A EXPLICAÇÃO? FICO HORRORIZADA PENSANDO NISSO...
ResponderExcluirNão é Deus que mata eles ou faz o mal e o coração de pedra dos outros homens.
ResponderExcluirSe algum de vocês está sofrendo, ore.
ResponderExcluir