sábado, 17 de abril de 2010

Fé e Ciência são incompatíveis?

Na última quinta eu e a Michely fomos conferir a exposição “O Homem do Sudário”, que está em cartaz no Shopping Palladium, aqui em Curitiba, até o dia 30 de junho. Além de uma exposição sobre fé, é uma exposição sobre ciência. Mais do que isso, é uma exposição sofre a ligação entre fé e ciência.
Ao contrário do que muitos ateus militantes pregam por aí, fé e ciência não são incompatíveis; elas se complementam. Isso ficou ainda mais claro para mim depois de visitar a exposição, que conta com vários painéis sobre as análises científicas realizadas no Santo Sudário. Ao que parece, este é o material que passou por mais análises, em toda a história humana.

O que o Sudário mostra me deixou muito impressionada. É a materialização da Paixão de Cristo, segundo os Evangelhos, só não vê quem não tem fé... ou quem não tem inteligência. (Digo o mesmo para o milagre do manto de Nossa Senhora de Guadalupe, que abordei em outra postagem).


Exposições como essa mostram que a nossa fé não é cega, enquanto há muitos ateus afundados num fanatismo pseudo-científico. Vou dar um exemplo: eu estudo Geologia, uma ciência que, entre outras coisas, ajuda a explicar a origem do Universo. Acho lamentável quando os professores começam com aquela doutrinação atéia, tentando ridicularizar aqueles que tem alguma crença. Como se a Fé fosse um dom que se abandona com qualquer argumento pífio. 


Para esses eu digo o mesmo que São Paulo disse aos Efésios: "É pela graça que fostes salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós: é dom de Deus!" (Ef 2, 8) Portanto, acreditar ou não é dom de Deus.


Recomendo a quem tiver oportunidade, que visite a exposição, mas sem pré-julgamentos.


Finalizo com uma frase de Santo Agostinho, Doutor da Graça e da Caridade: "Fé, entretanto, é acreditar no que você ainda não vê; para tal fé a recompensa é ver aquilo no que você acredita." (Sermões 43,1)

3 comentários:

  1. Oi Tati,ótimo artigo.Com certeza Fé e Ciência se necessitam mutuamente.A Fè precisa da luz da Ciência para não ser cega e não se tornar fanatica e doentia; a Ciência precisa da Fé para não colocar as suas descobertas a serviço da destruição humana. JESUS convida "QUEM TEM OLHOS VEJA" Afinal a vida humana é sagrada! ela deve ser o referêncial de toda pesquisa. Se a Ciência exige provas, a Fé requer aceitação.

    ResponderExcluir
  2. Tatiii, muito bom o seu texto! Parabéns!!!
    Gostei muito de ir ver a exposição... Achei incrível todas aquelas explicações científicas. Essa exposição é o melhor exemplo que a fé e a ciência se complementam!
    Deus continue abençoando você, minha amiga!
    Beijos,
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Eu achei o artigo muito interessante. Inclusive o livro O Alfa e o Ômega tem abalado o Brasil inteiro com o tema polêmico: Os limites do entendimento humano. A fronteira entre a ciência e a fé. Eu recomendo ver a fantástica entrevista com os autores pastora Esmeralda Campelo e o pastor Antônio Peters

    Parte 1
    http://www.youtube.com/watch?v=qdWPO_esSD8&feature=related

    Parte 2
    http://www.youtube.com/watch?v=mK8o-3WbV9Q&feature=related

    Ou visite o site: www.alfa-e-omega.com

    Abraço

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!
Deus te abençoe!