quinta-feira, 4 de março de 2010

Família: instituição falida?

Nas minhas últimas férias tive oportunidade de analisar o comportamento humano, da ótica dos autores de novelas da Globo (e também o comportamento daqueles que se dispõe a assistí-las). Fiquei estarrecida como as pessoas encaram com naturalidade o que é retratado nas novelas, abrindo a porta de suas casas para a ação do maligno.


Há muito tempo as novelas da Globo deixaram de ser um mero entretenimento e passaram a dar ênfase à contra-valores. Exemplos? Na novela "Viver a vida", que faz uma descarada apologia ao adultério, as mulheres estão aprendendo, em horário "nobre", como trair o marido, com riqueza de detalhes! É ou não é de deixar qualquer um enojado?
Na novela da 7 horas, há uma mãe que não suporta as filhas, na Malhação os adolescentes aprendem como "transar" escondidos dos pais. Cenas e mais cenas escritas com o intuito de acabar com essa instituição, que o Concílio Vaticano II definiu como a "Igreja doméstica".


Com certeza você não precisa ir muito longe para encontrar exemplos de famílias destruídas: pais separados, filhos que não respeitam os pais, pais que rejeitam os filhos, pais e filhos que não conversam. Numa família assim, como é que valores cristãos vão ser ensinados? E se valores cristãos não forem ensinados, como será a nossa sociedade daqui a 20, 30 anos? É de se pensar...


Há casais que já se casam com o discurso "se não der certo separa" e não fazem o mínimo esforço para dar certo, como se o casamento fosse brincadeira, quando na realidade é um Sacramento, instituído por Cristo e que impõe um compromisso para a vida toda. 
Há ainda casais que resolvem não ter filhos, mas se for assim, como a família cristã vai ser perpetuada?


Para reflexão, as palavras do Papa João Paulo II: "A família é um Dom de Deus para os filhos, para a Igreja e para a sociedade..Este Dom, contudo, é também uma tarefa, um compromisso. A família precisa ser constantemente construída, resgatada, valorizada, defendida e promovida. A família é a esperança da humanidade. Sendo um valor básico, a célula fundamental da sociedade, sua promoção será um elemento decisivo para o bem-estar futuro da humanidade".


Nós vamos permitir que o mal continue entrando nas nossas famílias, ao invés de deixar Deus entrar e permanecer no centro? Vamos permitir que o modernismo destrua essa instituição sagrada? Em quem nós vamos nos espelhar? Nas "famílias" das novelas ou na Sagrada Família de Nazaré?

4 comentários:

  1. Muito bom seu post, Tati! Sabe que concordo com cada palavra! Faço-as minhas tb!

    Infelizmente, nem todos tem o discernimento de ver o que é arte, unica e exclusivamente feita para o entretenimento, e tomam essas histórias como exemplos para a vida. Isso é um mal que corroe a sociedade cristã. As novelas não acrescentam nada em cultura, e até destroem em moral, é triste ver o "dito" cristão, comentando esse lixo comercial como se fosse uma coisa exemplar, seguem a moda, os costumes e comportamentos. É triste, muito, muito triste!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!
Deus te abençoe!