terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Por que exigimos tanto de Deus e tão pouco de nós mesmos?

Hoje a tarde estava assistindo a final da dança no gelo das Olimpíadas de Inverno de Vancouver, que está sendo transmitida pela Record. Coisas que só as férias proporcionam... rs
Rodopios, giros, levantamentos... Apresentações lindas, dando a impressão que os atletas fazem tudo com facilidade.


Para a nossa sociedade imediatista deve parecer um absurdo que atletas passem 4 anos treinando para uma apresentação, na base da tentativa e erro. Se errar, recomeça, até acertar. Nem que seja preciso treinar 20 horas por dia.
Ao contrário desses atletas, temos dificuldade em tentar, e principalmente em insistir nas tentativas. Queremos tudo na hora. Queremos tudo do nosso jeito.


E então o que fazemos? Rezamos pedindo a Deus que faça as nossas vontades. Pedindo não, ordenando. Nada de "seja feita a Vossa vontade" e sim "seja feita a MINHA vontade". Deixamos tudo por conta de Deus, e ainda nos revoltamos quando não somos atendidos.


Mas Deus não faz aquilo que nós mesmos podemos fazer. E quando faz, é tudo no tempo dEle.
Tem até uma passagem no livro do Eclesiastes sobre o Kairós, o tempo de Deus: 


"Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar; tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz." (Ecle 3, 1-8)


Que tal exigirmos menos de Deus e mais de nós mesmos? Que tal deixarmos Deus ser Deus, ou seja, agir naquilo que nós mesmos não podemos mudar, mesmo depois de muitas tentativas?

3 comentários:

  1. Concordo Totalmente...

    Temos gastado tanto tempo com entreternimento, e não damos nem 10% desse tempo pra Deus.

    Tanta TV, Internet, diversão, tem nos afastado de Deus, e depois queremos cobrar milagres e respostas de oração ?

    Será que nos esquecemos disso:
    "Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito."
    (João 15:7)

    Sem falar em Romanos 12:1-2, Salmos 37:3-6, Romanos 10:17, Mateus 4:4...

    Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele, não podemos nos esquecer disso...

    um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente contigo, Tati... temos uma inclinação desfavorável aos prazeres mundanos, que nos afasta de Deus. E oramos (ou debilmente ordenamos) a Ele pedindo que nos conceda tais prazeres. Obviamente, não somos atendidos e vamos gradualmente perdendo a fé. "Se Deus é tão maravilhoso, por que não nos dá o que queremos?", é a pergunta que ecoa em nossa mente.

    A essa pergunta, cito Jesus Cristo: "Pois pode a luz andar ao lado das trevas?" (perdão, esqueci a localização da passagem :S). Outra resposta é a do amigo aqui Julio Cesar: "'Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito.'
    (João 15:7)"

    Que a Paz e o Espírito de Deus esteja conosco!

    ResponderExcluir
  3. muito bom ...textos maravilhosos q usarei em sociologia daqui a 6 meses,sao texto q nos fazem a refletir e se questionar sobre o q fazemos ..bjus

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!
Deus te abençoe!