quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Guadalupe, aquela que esmaga a serpente



Há quase duas semanas estive em Aparecida. 
Ao entrar em uma loja que vendia camisetas com motivos religiosos, pedi a atendente uma camiseta com a estampa de Nossa Senhora de Guadalupe e incrivelmente ELA NÃO SABIA DE QUEM SE TRATAVA! No maior centro de devoção mariana do Brasil a vendedora não sabia quem era Nossa Senhora de Guadalupe! Fiquei pensando... por que um milagre tão esplêndido como esse, que deixa até os ateus desconcertados, não é conhecido por grande parte dos católicos (e não católicos) brasileiros?

Resumindo bem a história das aparições e do milagre:
Em dezembro de 1531, no México, um índio recém-batizado com o nome de Juan Diego, passando pelo monte Tupeyac, ouviu uma voz que o chamava. Avistou uma jovem, com vestes resplandescentes, a qual pediu que dissesse ao bispo para construir uma igreja em sua honra naquele local. Ao falar com o bispo, este lhe pediu uma prova da aparição. Então Nossa Senhora fez surgir flores no alto do monte, mesmo em pleno inverno, em uma época que não era período de floração. Colheu-as, enrolou-as em um manto e pediu que Juan Diego levasse o embrulho ao bispo. Chegando lá, ao abrir o manto (chamado no México de tilma), a imagem de Nossa Senhora (essa que você vê na figura) estava milagrosamente estampada!

Quase 500 anos depois, o manto de Juan Diego está preservado, intacto, exposto na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México e foi alvo de diversos estudos pelos quais a ciência prova que houve milagre:
- O manto deveria ter se desfeito há muito tempo. Foi feita uma cópia idêntica no século XVIII, que se desfez em 15 anos;
- A tinta da pintura não tem origem em nenhum material natural conhecido, nem vegetal, nem animal, nem mineral; 
- A imagem não está pintada, mas flutuando sobre o tecido, a 3 décimos de mm distante do manto;
- Ao aproximar os olhos a menos de 10 cm da tilma, não se vê a imagem ou as cores dela, mas só as fibras do manto;
- A imagem é invisível ou transparente olhando por trás, apesar de opaca e perfeitamente visível olhando de frente;
- Recentes estudos indicam que ao colocar luz nos olhos de Maria, sua retina se contrai e ao retirar a luz, volta a dilatar, exatamente como ocorre em um olho vivo; 
- A tilma mantém uma temperatura constante de 36.6 graus, a mesma de um corpo humano vivo;
- Ao se colocar um estetoscópio sobre a barriga de Nossa Senhora estampada no manto, é possível ouvir um coração batendo a 115 batimentos por minuto;
- Os olhos da imagem: nos 8 mm de diâmetro correspondentes à pupila do olho direito aparecem 13 figuras humanas! Os olhos de uma das figuras, a do bispo, refletem a imagem de Juan Diego abrindo o manto, mostrando a imagem da Virgem. Essa imagem tem o tamanho de um quarto de mícron, ou seja, um milímetro dividido em quatro milhões de vezes. Nenhum ser humano poderia pintar figuras tão pequenas;
- Em um estudo realizado pela NASA, foi comprovado que a disposição das estrelas no manto que cobre a Virgem é a mesma que estava no céu do México no dia em que Nossa Senhora entregou o manto a Juan Diego;
- Em 1921, houve uma tentativa de apagar o milagre usando uma bomba. Ao explodir, tudo o que estava perto ficou seriamente danificado. Uma cruz metálica, que ficou dobrada, hoje se conserva na Basílica como testemunha do poder da bomba. Mas a imagem da Virgem não sofreu dano algum.

Há muitos outros fatos extraordinários sobre esse milagre. Quem se interessar, é só pesquisar. No final deste post coloquei os links com os nomes dos cientistas que fizeram os estudos no manto, já podem começar por aí. ;D

Para finalizar, quero deixar aqui algumas palavras de Nossa Senhora de Guadalupe ao Juan Diego. Serve para todos nós, em tempos como esses que estamos vivendo:
"Não deixe seu coração perturbado. Não temas esta enfermidade, nem outra qualquer enfermidade ou angustia. Eu não estou aqui? Quem é sua Mãe? Você não estás abaixo de minha proteção? Eu não sou sua saúde? Não estás feliz com meu abraço? O que mais podes querer? Não se preocupe e nem se perturbe com qualquer coisa." 

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

Ao som de Linda menina: “Há uma outra Mulher que menina, soube um dia viver sua sina, criar o Filho de Deus para todos libertar.





http://www.reinadelcielo.org/estructura.asp?intSec=1&intId=42&intIdP=76
http://www.reinadelcielo.org/estructura.asp?intSec=1&intId=42

6 comentários:

  1. Lindo FATO! Já conhecia a história da virgem de Guadalupe, é uma das mais intrigantes aparições! Um desafio a ciência, e para quem crê é mais um mistério da fé!

    "Não chore, linda menina, mas clame sem cessar:"Ave, Ave, Ave Maria!"

    PS: Linda camiseta! *_*

    ResponderExcluir
  2. Como conversamos lá em Aparecida, eu tb considero esse um dos maiores milagres, no quesito aparições de Nossa Senhora.
    Uma história linda, que nenhum sábio humano é capaz de explicar...

    Coisas que só Deus pode fazer!!

    AMOOO!!

    Bjo Nega's...

    ResponderExcluir
  3. Só pra lembrar que Nossa Senhora de Guadalupe é padroeira do TLC (Treinamento de Liderança Cristã), um grupo do qual eu me orgulho muito de fazer parte.

    O Pe. Haroldo, fundador do TLC, explicou porque ela foi escolhida para ser a padroeira:

    "Eu nasci no Texas,e lá existem muitos mexicanos. Quando fui convertido passei a amar a todos indistintamente. Me aproximei mais deste povo que tem uma grande devoção a ela. Com isso ganhei esta devoção FORTE e BELA. A foto dela é a única coisa na terra que podemos ver e que não tem explicação humana, vem dos céus de Deus."

    =)

    ResponderExcluir
  4. Lindo post Tati parabéns!!! A história é muito bonita. É fantástico o fato das imagens na pupila do olho. Mesmo comprovado que nenhum ser humano conseguiria fazer pintura tão minuscula quanto aquela do olho (se é que posso chamar de pintura), ainda há determinadas pessoas que buscam de outros artifícios para comprovar o contrário, como por exemplo dizer que tal fato não passa de pareidolia(fenômeno psicológico que envolve um vago e aleatório estímulo, em geral uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e significativo. Exemplos comuns incluem faces em nuvens, em janelas de vidro e em mensagens ocultas em músicas executadas do contrário. Vi isso na wikipédia, segue o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Guadalupe). É incrível a descrença de determinadas pessoas. Esses dias encontrei uma frase que achei muito interessante, naum tem muita relação com o comentário, mas irei postar: " Se não podes durmir, não conte ovelhas; fale com o Pastor ". Mas volto a parabenizá-la Tati, não somente pelo post, mas pelo blog inteiro. Deus abençõe a todos!

    ResponderExcluir
  5. A foto dela é a única coisa na terra que podemos ver e que não tem explicação humana, vem dos céus de Deus! PARABÉNS!

    Temos que conquistar o mundo para nossa Rainha!
    RECEBA UMA ESTAMPA DA VIRGEM DE GUADALUPE, ENTRE NO SITE: www.saosebastiao.zip.net E FAÇA SEU PEDIDO.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do blog. Tambem sou TLCista e a cada dia me apaixono mais pelo TLC e pela historia de nossa senhora de guadalupe.

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!
Deus te abençoe!