quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Guadalupe, aquela que esmaga a serpente



Há quase duas semanas estive em Aparecida. 
Ao entrar em uma loja que vendia camisetas com motivos religiosos, pedi a atendente uma camiseta com a estampa de Nossa Senhora de Guadalupe e incrivelmente ELA NÃO SABIA DE QUEM SE TRATAVA! No maior centro de devoção mariana do Brasil a vendedora não sabia quem era Nossa Senhora de Guadalupe! Fiquei pensando... por que um milagre tão esplêndido como esse, que deixa até os ateus desconcertados, não é conhecido por grande parte dos católicos (e não católicos) brasileiros?

Resumindo bem a história das aparições e do milagre:
Em dezembro de 1531, no México, um índio recém-batizado com o nome de Juan Diego, passando pelo monte Tupeyac, ouviu uma voz que o chamava. Avistou uma jovem, com vestes resplandescentes, a qual pediu que dissesse ao bispo para construir uma igreja em sua honra naquele local. Ao falar com o bispo, este lhe pediu uma prova da aparição. Então Nossa Senhora fez surgir flores no alto do monte, mesmo em pleno inverno, em uma época que não era período de floração. Colheu-as, enrolou-as em um manto e pediu que Juan Diego levasse o embrulho ao bispo. Chegando lá, ao abrir o manto (chamado no México de tilma), a imagem de Nossa Senhora (essa que você vê na figura) estava milagrosamente estampada!

Quase 500 anos depois, o manto de Juan Diego está preservado, intacto, exposto na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México e foi alvo de diversos estudos pelos quais a ciência prova que houve milagre:
- O manto deveria ter se desfeito há muito tempo. Foi feita uma cópia idêntica no século XVIII, que se desfez em 15 anos;
- A tinta da pintura não tem origem em nenhum material natural conhecido, nem vegetal, nem animal, nem mineral; 
- A imagem não está pintada, mas flutuando sobre o tecido, a 3 décimos de mm distante do manto;
- Ao aproximar os olhos a menos de 10 cm da tilma, não se vê a imagem ou as cores dela, mas só as fibras do manto;
- A imagem é invisível ou transparente olhando por trás, apesar de opaca e perfeitamente visível olhando de frente;
- Recentes estudos indicam que ao colocar luz nos olhos de Maria, sua retina se contrai e ao retirar a luz, volta a dilatar, exatamente como ocorre em um olho vivo; 
- A tilma mantém uma temperatura constante de 36.6 graus, a mesma de um corpo humano vivo;
- Ao se colocar um estetoscópio sobre a barriga de Nossa Senhora estampada no manto, é possível ouvir um coração batendo a 115 batimentos por minuto;
- Os olhos da imagem: nos 8 mm de diâmetro correspondentes à pupila do olho direito aparecem 13 figuras humanas! Os olhos de uma das figuras, a do bispo, refletem a imagem de Juan Diego abrindo o manto, mostrando a imagem da Virgem. Essa imagem tem o tamanho de um quarto de mícron, ou seja, um milímetro dividido em quatro milhões de vezes. Nenhum ser humano poderia pintar figuras tão pequenas;
- Em um estudo realizado pela NASA, foi comprovado que a disposição das estrelas no manto que cobre a Virgem é a mesma que estava no céu do México no dia em que Nossa Senhora entregou o manto a Juan Diego;
- Em 1921, houve uma tentativa de apagar o milagre usando uma bomba. Ao explodir, tudo o que estava perto ficou seriamente danificado. Uma cruz metálica, que ficou dobrada, hoje se conserva na Basílica como testemunha do poder da bomba. Mas a imagem da Virgem não sofreu dano algum.

Há muitos outros fatos extraordinários sobre esse milagre. Quem se interessar, é só pesquisar. No final deste post coloquei os links com os nomes dos cientistas que fizeram os estudos no manto, já podem começar por aí. ;D

Para finalizar, quero deixar aqui algumas palavras de Nossa Senhora de Guadalupe ao Juan Diego. Serve para todos nós, em tempos como esses que estamos vivendo:
"Não deixe seu coração perturbado. Não temas esta enfermidade, nem outra qualquer enfermidade ou angustia. Eu não estou aqui? Quem é sua Mãe? Você não estás abaixo de minha proteção? Eu não sou sua saúde? Não estás feliz com meu abraço? O que mais podes querer? Não se preocupe e nem se perturbe com qualquer coisa." 

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

Ao som de Linda menina: “Há uma outra Mulher que menina, soube um dia viver sua sina, criar o Filho de Deus para todos libertar.





http://www.reinadelcielo.org/estructura.asp?intSec=1&intId=42&intIdP=76
http://www.reinadelcielo.org/estructura.asp?intSec=1&intId=42

domingo, 24 de janeiro de 2010

E o que você faz?

Olá amigos!
A Paz do Senhor!

Todos os dias DEUS nos convida a fazer algo por nós e por nossos irmãos, todos os dias temos oportunidades de fazermos a diferença, nas pequenas ações talvez estamos fazendo grandes feitos aos olhos do Pai. E superior a isso , acredito,  todos nós temos um "chamado" esse é algo intenso, é algo pra vida toda, um dom, algo  mais forte que nós, é preciso parar, ouvir esse chamado e seguir perseverando, pois a vida de quem decide segui-lo é uma árdua batalha!

Recentemente, faleceu uma grande batalhadora, alguém que levou muito a sério seu chamado, Zilda Arns, salvou milhares de vidas com atitudes simples, usando de conhecimento e muita garra, uma mulher mobilizou milhares de pessoas pelo mundo a lutar contra o flagelo da desnutrição. Vi em minha comunidade, as crianças fransinas, subnutridas, carentes de vitamina e atenção se transformarem em crianças alegres, coradas e com membros fortes, hoje, adolecentes, certamente não se lembram do "pó magico" que os fez crescer, a Multimistura foi responsável por uma mudança no quadro da saúde de muitos municipios pelo Brasil, e por vários pontos no mundo, idealizada pela nossa heroína Zilda, a tia Zilda, q morreu em missão, cumprindo lindamente seu chamado!

Mas e eu, que que posso fazer? Qual meu chamado?



Ainda, partindo do meu ponto de vista, não é necessário se ir muito longe e fazer feitos que um público julgue ser um ato heróico, para realmente estar seguindo um chamado, atitudes comuns aos olhos da sociedade, podem sim serem considerados grandes feitos. Uma coisa q eu chamo de missão, e creio q seja a minha, e  de muitas mulheres é ser mãe, e tem tarefa mais honrosa do que criar uma pessoa, educa-la na fé?! Ser mãe é ser evangelizadora! Não gosto nem aprovo a frase: "Os filhos agente cria para o mundo" Não! Os filhos, criamos pra DEUS! Afinal, o mundo vai se estuinguir, só DEUS é eterno, só nEle a paz por completo, e querendo o melhor pra nossa "cria" só podemos cria-los no intuito de guia-los para o caminho q leva ao Pai! E isso é um chamado!

Viver a castidade tb é um chamado! E por sinal, um dos mais complexos  e bonitos, numa sociedade tão corrompida pela indecência, é um grande desafio!

E podemos citar vários outros "chamados" importantes e simples, como participar de ministérios, pastorais, grupos de oração, entre outras coisas dentro da igreja.

Você pode tentar ter  bravura e  destaque como  Zilda Arns, fazendo várias coisas boas pra muitas pessoas, ou pode simplesmente ser um herói/heroína no seu lar, no seu ralacionamento, na sua comunidade!
Ou pode escolher não cumprir seu chamado, e nem acreditar nele.

DEUS deu mais q ar, coração e lar... Deu livre arbítrio. E o que você faz?

Zilda Arns, incansável defensora da vida

Olá amigos, hoje resolvi falar sobre uma mulher que foi exemplo para todos nós.


Em tempos de culto à morte, em que o governo tenta impor o decreto nº 7.037 (decreto na íntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D7037.htm), que aprova o Programa Nacional de Direitos (Des) Humanos, o qual inclui, entre outros absurdos, apoiar a aprovação de um projeto de lei que descriminaliza o aborto, o Brasil volta a sua atenção para a tragédia que se abateu sobre o Haiti.


Entre os mortos estava a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, uma incansável defensora do direito à vida, ferrenha combatente do aborto. Zilda morreu dentro de uma Igreja, em missão, colocando em prática o Evangelho. Muito coerente, ao mesmo tempo em que ensinava o cuidado às crianças mais pobres, defendia aquelas que ainda não haviam nascido. Sua opinião, como boa católica, era a mesma da Igreja (confiram nessa entrevista: http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=ENTREVISTA&id=ent0055).


Dra. Zilda partiu, mas nos deixou seu exemplo de vivência do Evangelho e de coerência. Declarava-se católica e seguia a doutrina, nada mais natural.


Dra. Zilda vive. A Pastoral que ela fundou continuará a atender crianças carentes, enquanto houver pessoas com boa vontade de ajudar.


Que Deus na sua infinita Misericórdia acolha a sua alma no céu. Os que ficaram por aqui vão precisar da sua intercessão.


Até uma próxima.
Fiquem com Deus.


Ao som de Anjos das ruas: "Choros, rangidos, almas pra salvar..."

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Considerações iniciais

Olá amigos, sejam bem vindos ao nosso humilde blog! =D
Eu e a Nanda resolvemos colocar algumas ideias no "papel" e para isso vamos nos valer dessa interessante ferramenta... aos que vão nos acompanhar, agradecemos muito. É bom ter vocês conosco!

Bem, alguns ainda devem estar se perguntando o por quê desse nome... rs
Aos desavisados (leia-se não-rosarianos) "Ainda me pergunto" é o título da segunda faixa do albúm "Depois do inverno" da banda de rock católico Rosa de Saron, lançado em 2002. É um disco emocionante, que marca a volta da banda depois de um período de "inverno espiritual".
A seguir, a letra na íntegra:

Ainda me pergunto
Guilherme de Sá/Rogério Feltrin


Em minha direção andou
E de mim se aproximou
Falar não precisou
Um olhar me lançou

Minhas coisas lá deixei
Para trás eu não olhei
A Ele nada eu perguntei
O olhar me bastou

E até hoje ainda me pergunto
Qual o motivo?
Por que eu, justo eu? Eu não sei por que eu, se não sei nem falar?
Por que eu? Eu não sei
Eu só sei que a Ele um dia eu neguei
Mas será que um dia eu vou conseguir encarar quem eu sou de verdade?
Se ainda quiser caminhar
Preciso os passos apertar
E quando eu O alcançar, eu vou entender

Muitas vezes duvidei
Nele eu não confiei
Ainda assim nada mudou
Então me chamou

Agora onde quer que eu esteja
Sua mão estará lá
E não há como evitar
O Seu amor

Segundo o baixista da banda, Rogério Feltrin, autor do livro "Rock, fé e poesia - 20 anos de Rosa de Saron narrados através de suas músicas", essa letra foi escrita num contexto muito particular: estavam os integrantes conversando sobre os apóstolos, sobre a eterna disputa entre Pedro e Paulo; Paulo é geralmente o preferido pela sua coragem, ousadia, pela própria história da sua conversão. Mas dessa vez eles resolveram escrever sobre Pedro. Percebam que parece o próprio Pedro contando sua história e as experiências ao lado de Jesus, como líder dos apóstolos.
Pedro, mesmo sem muito preparo, mesmo "sem saber falar", resolveu seguir Jesus "sem olhar para trás", apenas confiando no olhar do Mestre. Mas sua natureza era frágil e, ao ser perguntado se era discípulo de Jesus, ele O negou por três vezes, no momento em que Cristo mais precisou. Mas nem isso fez Jesus perder a confiança em Pedro, tanto que confiou suas ovelhas a ele, ao escolhê-lo para ser o primeiro Papa.

Eu e a Nanda, da mesma forma que Pedro, mesmo sem muito preparo, estamos nos colocando a disposição. Já que Deus insiste em nos usar, apesar de nossos defeitos, que esse blog seja um ponto de encontro das pessoas que levam a sério a filosofia "Não quero minha vida igual a tudo que se vê".
Juntos, caminhando para alcançá-Lo, quando não mais haverá perguntas.

Um beijo.
Fiquem com Deus