quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Você tem vergonha de falar de Deus?

Desde domingo passado, ao ouvir o Salmo 70, proclamado na Santa Missa, venho pensando sobre essa postagem.
A seguir, o Salmo em questão:


"Minha boca anunciará todos os dias/ vossas graças incontáveis, ó Senhor!

Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor:/ que eu não seja envergonhado para sempre!/ Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!/ Escutai a minha voz, vinde salvar-me!
— Sede uma rocha protetora para mim,/ um abrigo bem seguro que me salve!/ Porque sois a minha força e meu amparo,/ o meu refúgio, proteção e segurança!/ Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.
— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,/ em vós confio desde a minha juventude!/ Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,/ desde o seio maternal, o meu amparo.
— Minha boca anunciará todos os dias/ vossa justiça e vossas graças incontáveis./ Vós me ensinastes desde a minha juventude,/ e até hoje canto as vossas maravilhas."



Fico pensando nas pessoas que tem vergonha de falar de Deus, em contraste com a alegria do salmista em poder dizer "minha boca anunciará todos os dias vossas graças incontáveis ó Senhor". 


Comentários sobre as novelas da globo (e de umas semanas pra cá sobre o BBB), sobre o novo livro do Dan Brown (que fala de Deus e da Igreja, mas com o intuito de ridicularizá-los), sobre o desempenho do Corinthians no campeonato, entre outros assuntos triviais. Mas parar e conversar sobre as Graças que Deus derrama todos os dias, para compartilhar testemunhos, para ler a Bíblia, o Catecismo, livros sobre a vida dos santos ou algum outro documento da Igreja, isso só no Grupo de Oração e olhe lá, quando o grupo não demora tanto a ponto de perder alguns minutos da novela.


Ainda mais preocupante é a constatação que, além de não conversarem SOBRE Deus, há pessoas que não conversam COM Deus. Não lembram de agradecer por poder levantar da cama mais um dia, pela comida na mesa, pela família, pelos amigos, pelas oportunidades que Deus nos concede a cada momento. É fato que estilo de vida contemporâneo nos leva cada vez mais para longe de Deus, deixando em último lugar quem deveria ser nossa prioridade.


Precisamente sobre isso falava o Papa Bento XVI na homilia da Missa do Galo, comentando sobre os pastores, que deixaram seus afazeres para ir adorar o menino recém-nascido: "A maioria dos homens não considera prioritárias as coisas de Deus. Estas não nos premem de forma imediata. E assim nós, na grande maioria, estamos prontos a adiá-las. Antes de tudo faz-se aquilo que se apresenta como urgente aqui e agora. No elenco das prioridades, Deus encontra-Se frequentemente quase no último lugar. Isto – pensa-se – poder-se-á realizar sempre. O Evangelho diz-nos: Deus tem a máxima prioridade. Se alguma coisa na nossa vida merece a nossa pressa sem demora, isso só pode ser a causa de Deus. Diz uma máxima da Regra de São Bento: «Nada antepor à obra de Deus (isto é, ao ofício divino)». Para os monges, a Liturgia é a primeira prioridade; tudo o mais vem depois. Mas, no seu núcleo, esta frase vale para todo o homem. Deus é importante, a realidade absolutamente mais importante da nossa vida. É precisamente esta prioridade que nos ensinam os pastores. Deles queremos aprender a não deixar-nos esmagar por todas as coisas urgentes da vida de cada dia. Deles queremos aprender a liberdade interior de colocar em segundo plano outras ocupações – por mais importantes que sejam – a fim de nos encaminharmos para Deus, a fim de O deixarmos entrar na nossa vida e no nosso tempo. O tempo empregue para Deus e, a partir d’Ele, para o próximo nunca é tempo perdido. É o tempo em que vivemos de verdade, em que vivemos o ser próprio de pessoas humanas." (Homilia completa em: http://www.zenit.org/article-23672?l=portuguese).


Tem uma música do Rosa (sim, sempre eles.. rs) que diz: "quem de nós com a própria voz vai dizer a verdade, custe o que custar, não vai mentir?"
Convido você a deixar Deus tomar conta da sua vida, nas conversas e na oração, para ser testemunho que só uma vida consagrada a Ele é completa.

10 comentários:

  1. Em nome do que se calam as pessoas que acreditam em DEUS?
    Reputação?
    Não vejo motivos pra nos calarmos sendo cristãos! Temos q falar do q vivemos, a nossa fé tem ser estampada em nossas conversas. Não nos importemos de como nossa fé possa escandalizar as pessoas que não pensam como nós!
    Apesar de que, ainda me falta conhecimento, bato no peito pra dizer, eu sou cristã!

    "Eu sei q sempre foi meu DEUS, mas sei tb q é meu melhor amigo" (Rosa de Saron)

    ResponderExcluir
  2. Ai ai Nanda, se todos pensassem como vc...
    Mas nós sabemos que infelizmente a realidade é outra...

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninas. O testo está ótimo!

    Por incível que pareça, no começo do meu blog eu escrevi um texto bem parecido com esse. Hohohohoh

    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Junior!
    Põe o link do texto aí pra gente dar uma olhada..
    ;D

    ResponderExcluir
  5. Opa, aqui o link:
    .
    http://www.apostoladoshema.com/2009/01/somos-cidados-do-cu.html
    .
    Não tem citação de São bento, mas ele tá legalzinho. :D

    ResponderExcluir
  6. Muito legal Junior, você foi mais direto.
    Alguns pontos de destaque no seu texto:

    "Quando um jogador de futebol marca um gol, a alegria geral; comemora-se a competência do time; “o gostinho da vitória”, a torcida vibra, explode fogos de artifício, valoriza aquele momento. Ninguém, contudo, se alegra assim com Jesus na Eucaristia. Pessoas de várias faixas etárias passam noites em estádios de futebol, em baladas, e no outro dia vão normalmente trabalhar, dizendo que:“vale a pena fazer um esforço para realizar este sonho.”.

    Chegando ao local de trabalho, o testemunho de Jesus Salvador fica vencido pela vergonha. E então, fala-se da novela, do time de futebol, do carro que foi lançado, da vida do vizinho, do filme que lançou no cinema... E Jesus, Salvador do mundo, Redentor da nossa história fica esquecido. Não podemos nos envergonhar de Jesus pois ele mesmo nos falou: “Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante desta geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier a glória do seu Pai, com seus santos anjos” (Mc,8-38)

    Não se importe com aqueles que o chamam de fanático, mesmo dentro da Igreja. Se for para a Glória de Deus que seja assim. Existem os fanáticos por bebida, por futebol, por pecado; e todos são aplaudidos.

    Dar testemunho de Jesus gera sofrimento. Precisamos ser firmes em nossa opção; o ódio do mundo não poderá nos desanimar. O nosso amor por Jesus deve estar acima de tudo.

    A nossa bebida é o sangue do Senhor, e o nosso alimento é o corpo do Senhor, temos que levantar em todos os lugares a bandeira de Cristo."

    =D

    ResponderExcluir
  7. Então, é que alguns dos textos publicados lá são usados por coordenadores de grupos de jovens por aí, aí eu uso uma linguagem mais simples, direta, outrs textos são para aprofundagem intelectual, teológico, histórico, cada texto tem seu próprio tipo de leitor. =D

    Obrigado pelo texto.

    ResponderExcluir
  8. Parabens Tati.

    Vão em frente. É uma atitude nobre.

    E pode acreditar que vou cumprir minha promessa.

    Até depois.

    Digo

    ResponderExcluir
  9. Só um adendo, ainda sobre o desejo de independência da humanidade, deixando Deus de lado, um trecho da mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma, que se inicia daqui a uma semana:

    "Deus pagou por nós no seu Filho o preço do resgate, um preço verdadeiramente exorbitante. Perante a justiça da Cruz o homem pode revoltar-se, porque ele põe em evidência que o homem não é um ser autárquico, mas precisa de um Outro para ser plenamente si mesmo. Converter-se a Cristo, acreditar no Evangelho, no fundo significa precisamente isto: sair da ilusão da auto suficiência para descobrir e aceitar a própria indigência – indigência dos outros e de Deus, exigência do seu perdão e da sua amizade. Compreende-se então como a fé não é um fato natural, cômodo, óbvio: é necessário humildade para aceitar que se precisa que um Outro me liberte do “meu”, para me dar gratuitamente o “seu”. Isto acontece particularmente nos sacramentos da Penitência e da Eucaristia. Graças a ação de Cristo, nós podemos entrar na justiça “ maior”, que é aquela do amor (Rom 13,8-10), a justiça de quem se sente em todo o caso sempre mais devedor do que credor, porque recebeu mais do que aquilo que poderia esperar."

    ResponderExcluir
  10. Ah, e a mensagem completa em: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/messages/lent/documents/hf_ben-xvi_mes_20091030_lent-2010_po.html

    =D

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!
Deus te abençoe!